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Sexta-feira, 1 de Outubro de 2010

Hoje também é O Dia Internacional do Idoso

Hoje, no Dia Internacional do Idoso...

 Todo o Idoso deve usufruir do melhor que a vida tem para oferecer nesta etapa.

 

 

O que tem de fazer para se manter jovem...

O prolongamento da sua juventude só depende de si.
Acrescentar anos à esperança de vida e desfrutá-los em óptimas condições
é algo que, hoje em dia, está ao alcance de qualquer pessoa.

 

O elixir da eterna juventude encontra-se num conjunto de hábitos saudáveis.

 

Os especialistas situam o início do processo de envelhecimento por volta dos 30 anos de idade,

embora não tenhamos consciência dele até aos 40 ou 50. O culpado? De certo modo, a genética...

mas só em parte, já que os genes não são os responsáveis pelos maus hábitos da vida actual como o stress, a alimentação desequilibrada e a obesidade.

É mais do que isso. Alguns especialistas afirmam que a longevidade se deve, em cerca de 75%, aos hábitos de vida, e apenas em 25% aos genes. Contudo, os avanços científicos permitiram prolongar a vida para além da genética.

Está mais do que provado que a adopção de hábitos saudáveis diminui os efeitos negativos da vida moderna.

A alimentação que rejuvenesce
Dieta mediterrânica, sempre

Fruta, verduras, leguminosas, frutos secos, iogurte, muito peixe, pouca carne, azeite e vinho com moderação. Esta é apontada por muitos como a fórmula mágica para a longevidade. A combinação de todos estes alimentos assegura a longevidade.

Opte pelos ómega-3

Os ácidos gordos ómega-3 (presentes no salmão, cavala, truta, nozes, óleo de linho e de soja...) e os ómega-6 (encontram-se no gérmen de trigo, no milho, nas sementes de girassol...) previnem a doença de Alzheimer, especialmente em pacientes com predisposição genética.

Fuja das gorduras trans
A Autoridade Europeia de Segurança Alimentar advertiu, num relatório recente, acerca do risco para a saúde cardiovascular da ingestão de ácidos gordos tipo trans (presentes em alguns lacticínios, manteiga e carne de vaca e de porco).

Consumidos acima dos 10% da ingestão total de gorduras ingeridas, aumentam o risco de doenças coronárias.

Diga sim ao feijão!

Os pratos elaborados com leguminosas podem representar um saboroso passaporte para a longevidade, as favas, sobretudo as mais escuras, são uma fonte de antioxidantes notável e podem ter efeitos benéficos para a saúde (como as frutas e as hortaliças).
Vinho: novos dados a seu favor

Cientistas norte-americanos concluíram que o resveratrol, uma substância presente na casca das uvas e no vinho tinto, não só é o responsável pelos efeitos saudáveis do vinho, como também pode ser uma das chaves da longevidade.

Suplementos que lhe dão anos de vida
A vitamina C protege o seu cérebro

Ginseng: a raiz de uma mente jovem
D e E: duas vitaminas antienvelhecimento

Quanto à vitamina E, tem-se revelado uma das armas mais poderosas na luta contra o envelhecimento, especialmente aquele que afecta a pele.

A defesa antioxidante

Uma das formas mais simples e eficazes de prolongar a juventude e a vitalidade do organismo é através da toma de suplementos antioxidante.

Os antioxidantes são substâncias, como algumas vitaminas e minerais, capazes de neutralizar as moléculas instáveis que danificam as células saudáveis

Faça Exercício

Corpo activo, mente ágil
Pedalar 10 minutos todos os dias melhora a musculatura, a irrigação sanguínea e as articulações. Reduz o chamado mau colesterol (LDL) e melhora o sistema imunitário, já que facilita o trabalho das células fagocitárias, as responsáveis pela eliminação de bactérias e de células cancerígenas do corpo humano.

As pessoas que se mantêm activas apresentam uma menor deterioração cognitiva do que as sedentárias, melhoram a memória verbal, fluidez e atenção.

Mexa os seus ossos a partir de agora!
Faça exercício físico, juntamente com uma alimentação saudável, são factores que melhoram até 20% a densidade mineral óssea, prevenindo a osteoporose.
Mente jovem, corpo jovem

Optimismo ao máximo

Pense em si como sendo uma pessoa jovem

Quem vê a vida de um ponto de vista positivo tem mais possibilidades de chegar a centenário.

O funcionamento da memória dos idosos é pior quando ouvem palavras negativas, tais como termos alusivos a estereótipos relacionados com a velhice (palavras negativas como senil, frágil, esquecido; ou positivas como digno, distinto, sábio ou bem sucedido).

O mais importante é que daqui para a frente, melhore a sua saúde.

Diga adeus à inércia, deixe o sedentarismo de lado.

Seja activo mas não se canse.

Viva a terceira idade com qualidade de vida...

Texto adaptado


publicado por SAMY às 18:30

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